sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O ser humano é difícil

E não, não estou a falar do "ser humano" Homem... é mesmo ser-se humano.
Ser humano não é ser-se previsível, é ser-se sendo, caminhando no caminho que se faz caminhando.
Ser humano é ser estranho, incerto, incauto.
Ser humano é ser ambição mas desespero, é ser amor mas raiva, é ser moral mas reduzir-se à imoralidade de se bater no peito e advogar que nada do que foi feito foi errado.
Ser humano é mais complicado do que qualquer modelo pode alguma vez explicar.
Ser humano e tentar compreender o porquê dos nossos gostos, ambições, e ou vontades cega-nos por vezes.
Ser humano é querer ser-se aceite pelos outros que também vão sendo humanos, cambaleando por vezes, numa estrada que não sabem se tem o destino pretendido.
Ser humano é negar que precisamos de muitas das coisas que descrevi, nomeadamente da aceitação.
Ou então ser-se tão facilmente gostável ao espelho que se exerce a chamada humildade de anzol só pelo prazer de se ouvir dizer: "não digas isso... és bonito, és inteligente, és isto e és aquilo".
O reconhecimento aos olhos dos outros é necessário para todos nós.
Muitas vezes magoa descobrir que não há coragem para admitir as nossas falhas e os nossos erros,
porque mais corajoso é aquele que afirma que sabe que o único passo que lhe falta dar é a acção, e o motivo pelo qual ainda não agiu é o medo.
Ser humano é ter-se medo, desde que não se seja medo.
E eu, como qualquer outro ser humano tenho-o,
dentro de mim,
como forma de me ajudar a lidar com as situações diárias que para mim se foram tornando o "costume".
Acredito que somos aquilo que fazem de nós em crianças.
Acredito também que há uma predisposição genética para determinadas capacidades que temos.
Mas sobretudo acredito que somos um produto de tudo isto e que por essa mesma razão nos tornamos dependentes do que fizeram de nós no mais ínfimo do nosso ser.
No meu caso eu faço tudo, ou quase tudo o que puder fazer pelos outros,
sou dada, para o bem e para o mal.
Mas penso sobre as minhas acções.
E às vezes envergonho-me delas ao ponto de as tentar esquecer.
"Memória selectiva" chama-lhe quem estuda estas coisas.
Enfim...
É uma "faca de dois legumes" o ser humano, é a pura contradição no próprio conceito.

PS: Depois de ter sido tão filosófica vou ser trolha... A FODA FOI TAO BOA QUE ATÉ ME DEU PA FILOSOFAR HEIN? POIJÉ ... queriam uma igual para escreverem coisas munto lindas como esta!!!
Mas não têmmmmmmm :P

2 comentários:

  1. Ser humano é querer ter sempre o melhor, mesmo que seja numa foda... que tenhas muitas e boas que te metam a filosofar... e desejar boas para os outros também... não sejas lambona!!!
    Beijos

    ResponderEliminar